segunda-feira, 18 de julho de 2011

14° Festival do Japão

Neste ano, com o tema "Alimentação e longevidade" o 14° Festival do Japão trouxe muitas trações e dicas de boa saúde para uma vida longa e melhor.
Já na sexta-feira (08/07/2011), primeiro dia de evento, antes mesmo dos portões se abrirem para o público, já havia uma fila, desde crianças até idosos, esperando o início do evento.
Entrada do evento - vista inerna

Enquanto isso, lá dentro, os colaboradores e voluntários corriam de um lado para o outro para garantir a diversão de todos que esperaram durante o ano inteiro para poderem prestigiar mais um ano do Festival.
O grande Ikê (lago) patrocinado pelo banco Bradesco, apesar da ausência das lindas carpas coloridas esse ano, enfeitava com grande majestade o pátio esterno e foi cenário de muitas fotos de recordações do público que visitou o Festival, fosse pela primeira vez ou não.
Ikê

Preparativos do palco principal
Logo na abertura do evento, conversei com quatro garotas que se conheceram em redes sociais e eventos de anime, marcaram de se encontrar para irem ao evento juntas: Tharini, 23 anos, São Paulo. Motivada pelo facineo na cultura Japonesa, ela conseguiu visitar o evento pela primeira vez depois de alguns anos tendo o conhecimento do festival; Anaíde, 26 anos, São Paulo. Gosta da cultura Oriental desde pequena e já é a segunda vez que visita o Festival do Japão que conheceu através da divulgação em redes sociais; Nathalia, 24 anos, São Luis. Veio para São Paulo exclusivamente para visitar o Festival do Japão com suas amigas, pela primeira vez; e Mabel (pronuncia-se Meibel), 24 anos, São Luis. Também veio para São Paulo para conhecer o evento pela primeira vez, gostaria de ver a final do WCS, que infelizmente seria no domingo e não na sexta-feira.
Tharini, Anaíde, Nathalia, Mabel

As barraquinhas de comidinhas, é claro, não poderiam faltar para mais esta edição do festival e a fila do Okonomiyaki estava gigantesca no sábado!!! Dividido por províncias e regiões, era possível conhecer um pouco  mais da cultura japonesa através da gastronomia.



No galpão interno, foram montados estandes de todos os tipos de coisas, desde doces, cacarecos, carros e Lolitas até uma campanha patrocinada pelo Hospital Nipo-Brasileiro de detecção de diabetes e pressão. O resultado saía na mesma hora e ainda era possível conhecer um pouco mais da qualidade do hospital.
Stand do Hospital Nipo-Brasileiro

Enfermeiras fazendo exames de diabetes e pressão


 









Além da exposição de Ikebana (arranjos de flores em vasos) com várias técnicas diversificadas desde as mais tradicionais até as mais moderninhas, montadas em um corredor feito com paredes feitas de papelão, em pró de um mundo mais saudável.







Um dos standes de workshop trouxe a técnica e cultura do outro lado do mundo (Japão) para o Brasil. A arte de prensar flores e folhas e delas, montar quadros de paisagens e temas diversos utilizando-se do Oshibana (flor prensada). A professora Mirian Tatsumi que pratica a técnica há 15 anos, formou-se no Japão após um estudo de 3 anos. Ao voltar para o Brasil, ela abriu a escola Oshibana Art no Bairro da Liberdade em São Paulo. Seus quadros são mesmo impressionantes tamanha a riqueza de detalhes e delicadeza. Segunda a professora, as três coisas mais importantes para a realização desta técnica são: Paciência, perseverança e dedicação. Sem isso seria impossível fazer um quadro tão agradável aos olhos. Sua motivação está na satisfação pessoal em poder realizar algo tão bonito que agrade as outras pessoas.
Profa. Mirian Tatsumi

Alunas: Rosária, Elena e Matiko




No sábado, com a mesma empolgação, os visitantes vieram em massa para curtirem o evento e as grandes apresentações e atrações como a cantora internacional Tsubasa e o comediante Japa (Pânico), também pudemos apreciar várias apresentações de Taiko (tambores japoneses), cerimônia do chá, lutas marciais, workshops, danças típicas, rádio taisso, desfile das Misses Nikkei e apresentação de Steet Dance. E o evento encerrou no domingo com a apresentação do WCS.































Este foi, com toda a certeza, um evento que valeu a pena ter visitado, deslocado-se de lugares distantes e enfrentado as gigantescas filas dos banheiros femininos, rs....^^

Licença Creative Commons
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

Um comentário:

  1. Alimentação como tema e eu nem puder ir! drogaaaaa! deixa pro próximo ano...

    ResponderExcluir

Licença

Licença Creative Commons
Os trabalhos deste site foram publicados com Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada.